Palestra ocorreu em evento voltado a negócios digitais, na terça-feira (29), em Porto Alegre
Com a necessidade de reinventar-se para sobreviver, o varejo a por uma série de mudanças trazidas pela revolução digital. Nesse sentido, quanto antes os empreendedores perceberem a necessidade de oferecerem experiências de compra tanto no ambiente físico quanto no digital, maiores serão as chances de se comunicar com os novos tempos, como preconizaram os especialistas Ivonei Pioner e Giovani De Zorzi ao abordarem o unified commerce (varejo unificado) no Fórum do Mercado e Indústria Digital, terça-feira, em Porto Alegre.
Uma das mais novas tendências no varejo, o varejo unificado é mais do que a integração entre lojas físicas e online em uma única plataforma. Essa ferramenta, que permite uma experiência sem fricções, conecta dados e canais de venda, oferecendo uma leitura total do consumidor, possibilitando, por exemplo, maior personalização e análise de tendências, além de gestão de estoque e de logística.
Presidente da Federação Varejista do RS, Pioner destacou que no atual ambiente de rápidas transformações, a tecnologia é um meio para o empoderamento dos negócios, que precisam, por sua vez, estarem conectados às pessoas. “Temos com desafio oferecer uma jornada física e digital fluida. A tecnologia é um caminho para acelerar a humanização, porque tudo é feito por pessoas e para as pessoas”, ponderou.
Especialista em transformação digital no varejo, De Zorzi desenvolveu aquela que considera a primeira plataforma de gestão de varejo unified commerce do país, a ModerShop. Enquanto os clientes têm uma jornada de compra contínua, sem distinções entre os canais físicos e digitais, os lojistas ganham em eficiência operacional. “Ele tem mais agilidade na gestão de estoque, vendas e dados financeiros, reduzindo erros e otimizando processos”, disse De Zorzi, CEO da Moderniza Group.
O sistema é uma verdadeira loja sem fronteiras que unifica estoques de loja física e digital, se integra às principais redes sociais e permite vendas personalizadas via WhatsApp, além de se conectar marketplaces. “O varejo unificado entrega valor, aumentando o faturamento, reduzindo custos e e melhorando processos”, diz De Zorzi