Dia Livre de Impostos mobiliza cidades gaúchas

Ação estadual coordenada pela CDL Jovem RS ocorre no dia 29 de maio e oferecerá descontos a consumidores

Depois de trazer o Parlamento para a discussão a respeito dos problemas da alta carga tributária no país, a Federação Varejista do RS promove, por meio da CDL Jovem RS, mais uma edição do Dia Livre de Impostos. O movimento nacional ocorrerá no dia 29 de maio, em estabelecimentos de mais de dez cidades gaúchas aderentes à proposta. Engajados na mobilização, os comerciantes oferecerem produtos e serviços com descontos muito relevantes, correspondentes aos altos percentuais tributários que incidem sobre esses itens – e os encarecem para o consumidor final.

Será o momento para a sociedade experimentar na prática como o custo de vida poderia ser menor caso não houvesse tantos impostos a serem pagos. “Essa ação é uma ação para chamar a atenção de todos, governantes, empresários, consumidores, mas ela também tem um viés educativo. Nós todos precisamos estar a par do quanto a alta carga tributária impacta nas empresas, na competitividade dos negócios e na decisão de compra dos consumidores, bem como do real retorno em serviços dos impostos que pagamos”, diz o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.

Neste ano, a mobilização da CDL Jovem RS em torno da proposta contará com a representatividade de estabelecimentos de diversos portes e segmentos de diferentes regiões do Estado. A Região Metropolitana contará com seis cidades envolvidas, sendo parceiros negócios de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Sapiranga, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti. Da Serra, participam Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Prata e Vacaria. Do Norte, participam lojas de Erechim e Carazinho, enquanto Santa Cruz do Sul representa a região dos Vales. A lista de estabelecimentos participantes pode ser encontrada no site https://dialivredeimpostos.org.br . Os itens em oferta terão a aplicação de desconto – variáveis conforme cada participante – e em média correspondentes a 33%.

Ação nos postos

Uma das principais ações no Estado se dará por meio da parceira estabelecida com a rede de postos SIM. Quatro unidades, duas na Capital, uma em Caxias do Sul e outra Erechim, ofertarão desconto na gasolina comum para pagamentos em dinheiro, cartão de débito ou PIX. Serão distribuídas 80 senhas em cada unidade, a partir das 6h30min, e cada cliente poderá abastecer 20 litros do combustível com valores reduzidos a partir das 7h30min. Esse procedimento será válido para os postos Ecoposto, em Porto Alegre (Av. Ipiranga, 999 – Azenha); Caxias Shopping, em Caxias do Sul (Rua João Nichele, 2.227 – Cinquentenário); e Erechim Três Vendas, em Erechim (Av. José Oscar Salazar, 312 – Três Vendas). No posto Juca Batista, em Porto Alegre (Av. Juca Batista, 631 – Ipanema), a ação ocorre às 15h e às 16h.

Essa será a 19ª edição do Dia Livre sem Impostos, uma iniciativa que surgiu em Belo Horizonte e se espalhou por todo o país por meio da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). “Esse movimento é um chamamento público para que todos se unam a fim de trabalharmos para termos uma carga tributária mais justa e eficaz para todos. É um momento de alerta, para pensarmos o quanto esse atual modelo tributário impacta no bolso de cada um, corroendo a renda e impedindo a aquisição de diversos produtos por causa da alta incidência de tributos. Da mesma forma, de questionarmos se estamos recebendo serviços básicos de qualidade frente às altas somas que pagamos em impostos para os governos”, diz o diretor da CDL Jovem RS, Lucas Magnani.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o brasileiro trabalhou, em média, 149 dias em 2024 apenas para pagar seus impostos. Um estudo do órgão deste ano mostrou que, nas últimas duas décadas, os contribuintes do país pagaram mais de R$ 40 trilhões em impostos. Apenas neste ano, entre 1 de janeiro e 12 de maio, o “impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) já havia superado a casa de R$1,4 trilhão em arrecadação de tributos municipais, estaduais e federais.

Assine nossa newsletter.

Receba estas notícias diretamente no seu e-mail.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você receberá um e-mail de confirmação.
Ao a newsletter, você receberá um e-mail para confirmar o desejo de receber as notícias do movimento lojista.

Leia também...