Federação Varejista cumpre agenda estratégica em Brasília para defender pautas do setor

Comitiva apresentou demandas do setor e reforçou convites para eventos nacionais do varejo

Diante dos desafios enfrentados pelo varejo brasileiro e das transformações em curso na economia nacional, a atuação institucional ganha ainda mais relevância. Com o objetivo de dialogar diretamente com o poder público sobre temas centrais para o desenvolvimento do setor, a Federação Varejista do Rio Grande do Sul realizou, nos dias 6 e 7 de maio, um circuito de visitas em Brasília.

A comitiva foi composta pelo presidente Ivonei Pioner, o vice-presidente Marcos Carbone, a diretora de Relações Institucionais e Governamentais, Clarice Strassburger e a executiva Mariane Moura. Durante a agem pela capital federal, os representantes da entidade participaram de reuniões na Câmara dos Deputados, onde apresentaram pautas prioritárias do varejo, como a reforma tributária e a crescente dificuldade de encontrar mão de obra qualificada.

Também estiveram presentes no encontro da bancada gaúcha, que discutiu os impactos dos eventos climáticos extremos que atingiram o Rio Grande do Sul no último ano. Na ocasião, a Federação destacou a importância de medidas emergenciais e estruturantes que ajudem os lojistas a retomar suas atividades com segurança e estabilidade. Outros assuntos pertinentes também foram discutidos no decorrer do encontro.

A agenda incluiu ainda a entrega do convite oficial para a sessão solene em homenagem à CNDL, que acontecerá no dia 27 de maio na Câmara dos Deputados. A solenidade celebra os 65 anos do movimento lojista no Brasil e ocorrerá no mesmo dia da inauguração da primeira sede própria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também em Brasília. Diversos parlamentares foram convidados pessoalmente para as duas cerimônias.

Durante as visitas, a comitiva aproveitou para convidar deputados federais e lideranças políticas para a Convenção Lojista 2025, marcada para os dias 11 e 12 de setembro, em Gramado – evento que reúne empresários, especialistas e autoridades para debater o futuro do varejo. A Federação participou ainda de uma Comissão de Trabalho, com o ministro do Trabalho e Emprego Luís Marinho, abordando as demandas do setor em relação à jornada de trabalho e às necessidades específicas do comércio.

Já no dia 7 de maio, a Federação Varejista do RS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, a respeito das enchentes no Rio Grande do Sul. A agenda teve como objetivo debater os impactos das enchentes que atingiram o estado gaúcho no último ano e avaliar as ações adotadas pelo poder público, no momento que marca um ano após a tragédia climática. A audiência foi proposta pelos deputados federais Marcel van Hattem (NOVO-RS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS), coordenador e relator da Comissão Externa que acompanha os desdobramentos da catástrofe.

Por meio de articulações diretas com o Legislativo e o Executivo, a Federação Varejista do RS busca contribuir ativamente na construção de soluções que fortaleçam o ambiente de negócios e atendam às realidades do setor em todo o país.

Assine nossa newsletter.

Receba estas notícias diretamente no seu e-mail.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Você receberá um e-mail de confirmação.
Ao a newsletter, você receberá um e-mail para confirmar o desejo de receber as notícias do movimento lojista.

Leia também...