Debate ocorre no plenário 13 da Câmara dos Deputados, às 13h desta quarta-feira
A Federação Varejista do Rio Grande do Sul participa da audiência pública que será realizada nesta quarta-feira, 7, às 13h, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro vai debater os impactos das enchentes que atingiram o estado gaúcho entre abril e maio 2024 e avaliar as ações adotadas pelo poder público um ano após a tragédia.
Convidada a participar em nome do setor varejista, a entidade que protagonizou verdadeira força-tarefa de solidariedade junto a comunidades, empresas e entidades em prol da reconstrução, a Federação será representada pelo presidente Ivonei Pioner. “A Federação Varejista teve um papel crucial com ações que promoveram a atuação coletiva em busca da reconstrução do nosso estado. Um ano depois, ainda longe de uma reconstrução total, é necessário que continuemos esse debate, cobrando, incentivando e atuando para que o Rio Grande do Sul se reerga completamente”, destacou Pioner.
A audiência foi proposta pelos deputados federais Marcel van Hattem (NOVO-RS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS), coordenador e relator da Comissão Externa que acompanha os desdobramentos da catástrofe. Também foram convidados representantes de entidades como Farsul, Fetag, Federasul, Fecomércio, Fiergs, Famurs, além de representantes dos governos estadual e federal e da prefeitura de Porto Alegre.
O debate deve fazer um balanço das ações realizadas até agora, apontar falhas e sugerir medidas para amenizar as consequências de novos desastres climáticos, com ênfase na reconstrução das áreas atingidas e no papel da iniciativa privada nesse processo.
SERVIÇO:
O quê: Enchentes no Rio Grande do Sul: um ano depois, como estamos? O que foi feito?
Quando: 07/05/2025
Local: Plenário 13, Anexo II da Câmara dos Deputados
Horário: 13h